Nutrição, saúde, exercício físico, reeducação alimentar.

Iogurte ou bebida láctea?


 

Essa semana vamos falar sobre um assunto que confunde muita gente: o iogurte e a bebida láctea. Vamos ver as principais diferenças e qual é melhor consumir.

Se tratando de iogurte todo mundo acha que o consumo é super saudável inclusive para crianças menores de um ano. Mas precisamos fazer algumas considerações:

1 – é importante diferenciar o que é iogurte e o que é bebida Láctea. O iogurte é feito basicamente de leite, sua fermentação se dá pela cultura de bactérias específicas, ele é mais consistente e não pode ter adição de gordura de origem não láctea. Já a bebida Láctea tem como base láctea (leite) no mínimo de 51%, obrigatoriamente contém soro de leite e pode ser acrescida de gordura vegetal e amido de milho para obter a consistência. O iogurte tem uma quantidade maior de proteína.

2 – o iogurte natural deve ser consumido com mais frequência em relação aos adicionados de açúcar ou frutas (que também são adicionados de corante e saborizantes). O consumo desse alimento tem sido uma das principais causas de alergias a corantes em crianças, elas não devem consumir antes dos dois anos. Geralmente o iogurte natural é menos aceito pelo sabor mais rústico em comparação ao saborizado e adoçado, uma excelente opção para esse problema é adicionar ao iogurte a fruta in natura, castanha, granola light, por exemplo, essa mistura pode ser também no liquidificador (como no preparo de uma vitamina de frutas).

3 – pelo sabor geralmente não se consegue perceber o que é iogurte ou bebida láctea por isso é muito importante observar no rótulo que obrigatoriamente deve informar qual dos dois tipos de refere. Fique atento ao rótulo do alimento.

Faça boas escolhas alimentares!

 

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