Nutrição, saúde, exercício físico, reeducação alimentar.

Engorda ou não engorda?



Muita gente me pergunta: Pão engorda? Banana engorda? E sei lá mais quantos alimentos já me perguntaram. E a resposta que dou é a que vou compartilhar agora com vocês.

Todos os alimentos possuem uma quantidade de calorias, claro que alguns mais e outros menos (alface, por exemplo, contem uma quantidade mínima, quase não se considera). Então, se um alimento tem calorias ele pode contribuir ou não para o ganho de peso, o que vai definir é a quantidade desse produto e ainda dos outros alimentos como um todo.

Entendamos: diariamente nós precisamos de uma determinada quantidade de calorias para desempenhar nossas funções características (o coração bater, caminhar, falar, piscar os olhos e todas as outras funções voluntárias ou involuntárias). Essas calorias vão contribuir com o ganho de peso, se eu consumir em excesso, além do gasto calórico.

Sendo assim, eu engordo por consumir uma carga calórica a mais do que deveria comer. Imagine uma balança:

CONSUMO ALIMENTAR MAIOR QUE O GASTO CALÓRICO = ENGORDO
CONSUMO ALIMENTAR MENOR QUE O GASTO CALÓRICO = EMAGREÇO

 

 
Claro que existe exceções, por exemplo, em caso de alterações hormonais. 

A quantidade calórica de um alimento também pode variar de acordo com os ingredientes dele, por exemplo, se você cozinha um feijão com vegetais a quantidade calórica desse alimento será menor que a de um feijão adicionado de carnes e assim por diante.

Procure orientação e saiba o que consumir na quantidade certa. Procure um nutricionista.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.