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Cacau, chocolate ou achocolatado?



Essa semana resolvi falar sobre um assunto que causa muitas dúvidas: Cacau, chocolate ou achocolatado? Qual escolher para os leites ou para os bolos ou outras preparações? É importante entender que eles são bastante diferentes, apesar de muitos não conseguirem identificar essas diferenças. Vou falar um pouco de cada um para que vocês possam fazer escolhas mais saudáveis, principalmente para as crianças, que são o principal alvo desse tipo de alimento.

CACAU EM PÓ

O cacau em pó é um fruto bastante rico em nutrientes e fibras alimentares. Muitos estudos mostram os benefícios do cacau para vários tipos de doenças (cardiovasculares, pressão arterial, sistema nervoso, entre outros), além de conter antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças. Ele pode ser usado no preparo de bolos, leites enriquecidos e biscoitos, o sabor dos alimentos preparados com cacau em pó é ótimo. Prefira sempre o cacau!

CHOCOLATE EM PÓ

É basicamente a mistura de cacau em pó e açúcar. Ele é menos puro que o cacau devido à adição do açúcar. Existem vários tipos de chocolate em pó de acordo com a concentração de cacau na mistura, escolha o que tenha uma maior porcentagem de cacau.

ACHOCOLATADO

Eles geralmente possuem apenas o soro do leite, além do mais a adição de açúcar é grande. Na versão em pó para cada colher de achocolatado (que tem em média 20g) 17g é de açúcar. É uma bebida altamente calórica e apesar do marketing ser focado nas crianças deve ser evitado também nesse grupo.
Qual é mais indicado, então?

O cacau em pó por ser mais puro, sem adição de gordura e açúcar e como todo fruto, contem vitaminas​, minerais e antioxidantes. O chocolate em pó tem adição de açúcar variado, dependendo da porcentagem de cacau, por isso assume o segundo lugar em termo de qualidade. O achocolatado é o menos indicado e a meu ver deve ser evitado principalmente para as crianças, por conter praticamente apenas açúcar. Faça escolhas saudáveis!

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