Nutrição, saúde, exercício físico, reeducação alimentar.

Diet, light? Como saber o que estão me dizendo?




Hoje, obrigatoriamente os rótulos de alimentos precisam informar sobre as características dos produtos. Mas, de nada vale a informação se não soubermos o que significa cada nomenclatura. 

Na minha prática lido muito com pessoas que apresentam essa dúvida e acabam comprando o produto que não é ideal ou comprando o que não lhe é apropriado. Então vou explicar o que cada um desses termos significam.

É comum ouvir que os alimentos Diet são reduzidos em açucares enquanto os light são reduzidos em gordura, mas nem sempre isso é verdade.

O alimento considerado DIET geralmente desenvolvido com fins especiais, por exemplo, diabéticos e hipertensos. O alimentos Diet não contém um nutriente que seria comum naquele tipo de produto, nem sempre é o açúcar, é importante observar no rótulo qual alimento foi retirado da composição do alimento.

O alimento LIGHT pode-se dizer que é sinônimo de reduzido, ou seja, algum nutriente está em menor quantidade que na versão original. Para se declarar como light é necessário que a redução seja de no mínimo 25% em relação da versão normal do produto.

É importante entender que um alimento diet e light deve ser consumido de forma moderada, tendo a mesma atenção que se tem para os alimentos normais.

Fonte: Portal Anvisa - Consumo e saúde - Alimentos Diet e Light - entenda a diferença.
Imagem: http://comomalhar.com/dieta/diet-vs-light

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.