Nutrição, saúde, exercício físico, reeducação alimentar.

Estratégias nutricionais no combate a flacidez



Nessa edição especial, falaremos sobre um assunto que preocupa muito a maioria das mamães de plantão: a flacidez.

A flacidez é o enfraquecimento das fibras elásticas que sustentam a pele e a musculatura. Está diretamente relacionada à redução do colágeno e da elastina, duas proteínas estruturais responsáveis pela sustentação da pele e dos músculos.

A flacidez é uma condição normal do envelhecimento, mas alguns fatores podem adiantar esse problema: o efeito sanfona, a obesidade, o sedentarismo, a herança genética, o tabagismo e consumo de álcool; a exposição ao sol; a alimentação inadequada; a gravidez.

Os hábitos de vida como já citamos acima podem melhorar ou piorar o desenvolvimento da flacidez. 

Vejamos então alimentos que podem contribuir de ambos os lados.

Os alimentos que devem ser estimulados são aqueles ricos em proteína, vitaminas (principalmente a vitamina A, C e E), minerais (zinco e selênio) e água. É importante evitar alimentos ricos em gordura, tais como, industrializados, frituras e carnes gordurosas.

Evitar o sedentarismo também é de grande importância para a redução da flacidez, principalmente a prática da musculação que trabalha diretamente com o desenvolvimento de massa magra e redução de massa gorda.

Evite também entrar em dietas da moda que levam a um emagrecimento rápido e de igual modo um ganho rápido. O ideal de perda de peso é de 1Kg por semana.

No final das contas, uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos garantem uma melhoria na flacidez e na saúde como um todo.

Desejo a todas um feliz dia das mães!

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