Nutrição, saúde, exercício físico, reeducação alimentar.

Sal: Como fugir dele?





Olá, hoje vamos conversar sobre o consumo de sal e como fugir dele. Vamos lá?
O consumo de sal geralmente é excessivo seja utilizado na forma pura ou disfarçado em alimentos, até mesmo naqueles com sabores doces. Sabe onde? Nos alimentos industrializados, alimentos esses que devido à correria do dia-dia está cada vez mais sendo consumido.

Mas, por que evitar o excesso de sal?


Devido a uma doença bastante crescente nos últimos tempos – a hipertensão arterial sistêmica (HAS), mais conhecida como Pressão Alta. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais.

Ou seja, a pressão alta pode provocar sérios danos, os mais comuns: as doenças no coração, AVC (Acidente vascular cerebral) atualmente chamado de EVE (Evento vascular encefálico).

Ah, ta bom, eu sei o quanto é difícil para muitos reduzir o sal, afinal, esse tempero faz toda diferença nos alimentos né? 

Mas, é possível reduzir o sal sem abandonar o sabor, vamos ver como?

1° aposte em temperos secos – orégano, salsa, manjericão, entre outros, eles dão bastante sabor e possibilita a redução do sal. Faça o sal de ervas – misturado ao sal adicione ervas (pode ser as citadas acima).

2 ° reduza os industrializados, eles disfarçadamente, tem bastante sal. Eu sei que é mais trabalhoso preparar um alimento, mas pensando na sua saúde vale bastante a pena.

3° se você consome muito sal, reduza aos poucos, isso evitará que você desista logo por não aguentar a restrição prolongada. Evite por o saleiro a mesa.

4° compare o mesmo produto de diferentes marcar, observando o rótulo, muitas vezes o mesmo produto varia o teor de sódio dependendo da marca.

E você, já utilizou alguma estratégia para reduzir o sal? Você consome alimentos salgados ou industrializados? Converse conosco.

Eu, por exemplo, adiciono orégano ao ovo no lugar do sal, disfarça a falta de sal e fica muito saboroso. E você?

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.