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OVO DE PÁSCOA: como escolher?





Chegou a época em que todo mundo gosta de comer aquele bom e velho chocolate. Estamos no mês da páscoa.

A páscoa é uma festa cristã que comemora a morte e a ressurreição de Jesus e mais que isso, o nosso direito à vida através desse ato. Mas, esse sentido vem se perdendo ao longo do tempo, a maioria das pessoas, hoje, quando pensam em páscoa associam a coelhinhos e ovos de páscoa, um dos motivos pelo qual o consumo de chocolate se torna bem mais alto nesse momento. 

Mas para nós que nos preocupamos com a nossa saúde e além do mais desejamos manter aquele corpinho, como fica? É possível escolher um ovo mais saudável? Qual tipo de ovo evitar? Estou escrevendo esse artigo para conversar um pouco sobre isso, então sem mais demora, vamos lá.

A indústria cada vez mais inova no mercado dos ovos para atrair a atenção e o paladar, principalmente das crianças. Falar em crianças, muito cuidado no consumo excessivo de chocolate e outras guloseimas pelos pequeninos, elas também devem cuidar da saúde para hoje e para um futuro mais saudável. Mas vamos lá, vou descrever e discutir sobre as opções mais presentes no mercado:

1° Ovo de chocolate amargo ou meio-amargo - esse é o tipo de chocolate mais puro, mais rico em cacau, por isso ele é mais amargo (como é característico do cacau), por esse mesmo motivo ele é mais saudável. Entre os benefícios do cacau está a redução do "colesterol ruim" e redução da pressão arterial. Mas, apesar de ser um ovo mais nutritivo, não se pode consumir deliberadamente, ele também é calórico. O ideal é de no máximo 40g/dia, então nada de exageros meninas e meninos.

2° Ovo de chocolate ao leite - na composição desse chocolate é adicionado açúcar e leite condensado, o que o torna menos puro e bem mais calórico, ele deve ser consumido em menor quantidade. Deve ser evitado no caso de diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis.

3° Ovo de chocolate diet ou zero açúcar - os chocolate zero açúcar tendem a levar uma maior quantidade de gordura em sua composição, isso para chegar a consistência ideal de chocolate, por isso ele não é uma boa opção, nem mesmo para os diabéticos, porque geralmente o diabetes está associado a obesidade e outras doenças crônicas, como a hipertensão onde o excesso de gordura não é bem vindo.

4° Ovo de chocolate enriquecido com castanhas, avelã, amendoim, etc - eles são mais adequados já que são enriquecidos com ingredientes benéficos ao organismo, entre os benefícios, ajudam a reduzir o "colesterol ruim" e aumentar o "colesterol bom". Mas também são calóricos, sendo assim é bom consumir em pouca quantidade.  

5° Ovo de chocolate de soja - é uma opção mais saudável, ao invés da adição de leite de vaca é adicionado o "leite de soja", para quem tem intolerância a lactose é uma boa opção e também se torna menos calórico que o chocolate ao leite, mas ainda assim, sem exageros no consumo.

6° Ovo de chocolate trufado - são aqueles ovos caprichados que crescem os olhos e a boca começa a salivar apenas em olhar, mas é preciso de muito cuidado no consumo desse tipo de ovo, além da gordura e açúcar do próprio chocolate ainda temos a gordura dos recheios adicionais, por isso eles podem se tornar uma bomba calórica e dependendo da quantidade consumida, pode provocar complicações de saúde também.
  
7° Ovo de chocolate branco - na verdade o chocolate branco nem deveria ser considerados chocolate, pois são feitos a partir da manteiga de cacau com leite e açúcar. Basicamente eles só fornecem gordura e carboidratos, além de muito calóricos podem trazer malefícios a saúde.

8º Ovo de colher – estão bem famosos agora e são bastante saborosos, mas é preciso cuidado redobrado com o recheio que geralmente são muito calóricos, podendo trazer danos a saúde. 

Sendo assim, as melhores opções de consumo são os ovos a base de chocolate amargo e meio-amargo e os ovos enriquecidos com castanha e etc. Isso não quer dizer que os outros também não possam ser consumidos, diz apenas que é preciso um maior cuidado nesses outros tipos e para aqueles que tem complicações de saúde é bom que eles sejam evitados mesmo.

Boa Páscoa!!

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