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BLOG DA LIDIANE BARROS: Dicas de alimentação para o carnaval

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Dicas de saúde para o carnaval

O período do carnaval é marcado por praia, festas e bebidas alcoólicas. A soma desses três leva a uma considerável perda de liquido e um grande gasto energético. Nesse momento é bastante comum ocorrer infecção intestinal, desidratação e a típica ressaca. Mas você sabia que alguns poucos cuidados com a alimentação pode amenizar e até evitar esses problemas? Vamos ver a seguir algumas dicas importantes:

1° Aumente a ingestão de líquidos: água, água de coco, sucos de fruta, bebidas isotônicas;
2° Se for ingerir bebida alcoólica tente intercalar com outros líquidos (sucos, água, água de coco);
3° Não ingira bebidas alcoólicas em jejum. Beber em jejum pode causar desconfortos, enjoo, tontura, náuseas, vômito e dor de cabeça;
4° Se ingerir álcool excessivamente consuma ovo que devido a presença da cisteína (uma proteína) ajuda a combater a ressaca;
5° Consuma vegetais verde-escuros (couve, brócolis, rúcula, agrião) que contribuem com a desintoxicação e auxilia no funcionamento do fígado;
6° Geralmente as refeições são feitas fora de casa por isso observe as condições de higiene do local e dos trabalhadores;
7° Evite alimentos com molhos ou alimentos gordurosos que mais facilmente provocam problemas intestinais;
8° Faça ao menos as três principais refeições (café, almoço e jantar);
9° Invista no café da manhã, faça uma refeição completa;
10° Leve consigo opções de lanches práticos para evitar longos períodos de jejum. Boas opções são as barras de cereal e as frutas;
11° Cuidado com frutos do mar e alimentos frios vendidos na praia, se estiverem mal condicionados o calor excessivo os torna mais perecíveis.

Observação: Muito cuidado no excesso de bebidas alcoólicas. O álcool fornece 7Kcal por grama, quase equivalente a quantidade fornecida pela gordura (9Kcal) e o pior é que essas calorias são chamadas “calorias vazias” pois não oferecem nenhum nutriente servindo apenas para estoque na forma de gordura.

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